Visagismo, sabem o que é ?

O visagismo

A palavra visagisme, derivada de visage, que, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou, em 1937, para a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, segundo esse mesmo conceito. É importante ressaltar que o conceito do visagismo existe há milênios. Muitos indivíduos se destacaram por ter uma imagem personalizada e qualquer estilo é primeiro uma manifestação individual. As culturas africanas e muitas indígenas sempre aplicavam esse conceito; a imagem de um indivíduo é criada de acordo com seu guia, um orixá, no caso dos africanos, ou um animal, no caso dos índios americanos. No entanto, nas culturas ocidentais e orientais, a estilização da imagem era uniformizada e seguia padrões estabelecidos por uma elite. No início do século XX, pessoas pertencentes às elites culturais procuravam se diferenciar, pelo estilo, das elites de poder. Como que um artista, com convicções socialistas e uma visão de mundo materialista poderia ter uma imagem semelhante à de um membro duma elite centralizadora, conservadora e católica? Usando sua intuição e sensibilidade artística, Aubry começou a atender essas necessidades.

Grande parte dos profissionais da área da beleza desenvolve essa intuição com o passar do tempo. Mas, até então não existia uma comprovação. E como intuição cada um tem uma, esse método podia ser contradito por outro profissional. Não que hoje o visagismo seja uma regra, mas, ele segue um padrão de pensamento trabalhando a criatividade do profissional.

O ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos (formes) do rosto e dos tons de pele (couleurs). A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções. Várias apostilas de cursos de visagismo que estabelecem regras, quando investigam as soluções. (Por exemplo, sentenciam: num rosto retangular ou quadrado, nunca se deve usar linhas verticais ou horizontais.) Isso revela que continuam abordando a construção da imagem pessoal exclusivamente pela estética (a forma), sem a análise da função.

Quanto a essa regra, vale dizer que, embora linhas verticais e horizontais endureçam rostos retangulares e quadrados, há ocasiões quando isso é desejável, como nas Forças Armadas.

Portanto, muitos veem o visagismo meramente como uma técnica, baseado em regras que levam de novo a uma padronização e, por isso, o rejeitam.

O visagismo foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico:
A linguagem visual,
A psicologia,
A ciência cognitiva e
A antropologia.

Profissionais de diversas áreas podem usar esse método e aplicar o visagismo nos seus trabalhos. Isso já acontece na odontologia estética, na medicina estética, na moda, no design de interiores e na arquitetura, na psicologia do trabalho e no gerenciamento de equipes.


Um beijão pra todas vocês meus amores *---*

4 comentários:

  1. acho realmente perfeito! usando essa técnica pra fazer a sombrancelha, ela fica perfeita;
    Adorei o post
    thaispimentelmakeup.blogspot.com.bt
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa é uma ótima técnica ! Minha designer de sobrancelha usa essa técnica em mim e realmente a sobrancelha fica perfeita *-*

      Um beijããããããããão *-*

      Excluir
  2. Muito bom e informativo...

    http://padulamakeup.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir